A relevância da ginástica laboral nas dores da coluna vertebral em decorrência a longa jornada de trabalho: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2019.002.0002Palavras-chave:
Prevenção, Fisioterapia, Ginástica laboral, Ergonomia, Afastamento do trabalho, Dor na colunaResumo
Estudos mostram, que o estresse imposto pelas longas jornadas de trabalho, geralmente em más posturas e mobílias inadequadas, somados a movimentos repetitivos e trabalhos com cargas em algumas profissões, resultam em alta prevalência de lombalgia e problemas posturais em trabalhadores. A Ginástica Laboral (GL), visa preparar o funcionário psicofisiologicamente antes de iniciar a sua jornada de trabalho e durante o expediente de trabalho, através de exercícios específicos, atuando assim, de forma terapêutica e preventiva, leve e de curta duração. Realizar um estudo de revisão integrativa, visando apresentar a relevância da ginástica laboral nas dores da coluna vertebral em decorrência a longa jornada de trabalho. Estudo realizado através de uma revisão de literatura integrativa, onde foram analisadas as bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e United States National Library of Medicine – PubMed. Foram selecionados os artigos que abordavam a ginástica laboral na saúde do trabalhador. Dos 43 artigos encontrados, somente 10 artigos atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. O programa de ginástica laboral (PGL) é um potente instrumento preventivo e terapêutico, na jornada intensiva do trabalhador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.