Principais estratégias utilizadas para o ensino de primeiros socorros a professores de educação infantil: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2024.002.0012Palavras-chave:
Primeiros Socorros, Educação Infantil, Professores da Educação InfantilResumo
O ambiente escolar é o local onde as crianças realizam a maioria de suas atividades cotidianas, sendo isso um fator de risco para a ocorrência de situações de emergência, visto que a primeira infância trata-se da fase de exploração da criança, diante do exposto, foi criada a Lei Nº 13.722 conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação dos professores e funcionários de ensino privado ou público, e estabelecimentos de recreação infantil sobre noções básicas de primeiros socorros. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo com abordagem quantitativa. Foram obtidos 10 artigos pelos critérios estabelecidos nas normas, utilizando a estratégia PICO, sendo a pergunta norteadora “Quais são as estratégias baseadas na evidência que podem ser utilizadas para melhorar as condutas em primeiros socorros de professores de educação infantil?”. Conclui-se que as principais estratégias utilizadas para aprimorar tanto o conhecimento teórico quanto prático dos professores da educação infantil incluem o uso de posters, folhetos, histórias em quadrinhos, cartilhas, vídeos educativos, simulação in situ e aplicação de teste antes e após ação educativa. As práticas educativas desempenham um papel crucial no desenvolvimento, inovação e capacitação de pessoas, sendo realizadas por profissionais capacitados reflete em benefícios no contexto onde está inserida, como no ambiente escolar, que promove um ambiente mais seguro, minimizando possíveis riscos que podem ocorrer no cotidiano das crianças, assim como prepara os profissionais que estão a frente deste cenário para realizar um atendimento rápido e eficaz, mitigando e/ou minimizando os danos a vítima.
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