Pneumonia associada à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva: ações de profilaxia aplicadas pela enfermagem, uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2024.006.0001

Palavras-chave:

Ventilação mecânica, Pneumonia, Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva

Resumo

Repercutir as diferentes ações desempenhadas pela equipe de enfermagem para profilaxia de pneumonia associadas a ventilação mecânica dentro do âmbito de uma Unidade de Terapia Intensiva, situadas por meio de bundles e outros protocolos. Trata-se de uma revisão de escopo, com enfoque em ações prestadas pela enfermagem a fim de evitar a ocorrência de pneumonia associada a ventilação mecânica, dentro do âmbito de uma Unidade de Terapia Intensiva. Os objetos de estudo são artigos publicados entre 2017 e 2022, tendo como enfoque o mesmo tema do presente estudo e indexados nas plataformas da Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foi realizada uma busca com os descritores: ventilação mecânica, pneumonia, enfermagem e UTI, combinados com o operador booleando AND. Ao todo, foram contemplados 21 artigos para compor essa revisão, os quais se encaixam dentro dos critérios inclusivos e temas pertinentes ao estudo. Os resultados demonstraram que ações situadas em protocolos e bundles como a elevação de cabeceira em 45º, aspiração de orofaringe, drenagem de secreção subglótica, monitorização da correta insuflação do cuff entre 20 a 30 cmH2O, higienização oral com clorexidina a 0,12%, avaliação diária para desmame ventilatório e educação continuada, reduzem a ocorrência da pneumonia associada a ventilação mecânica, além da ocorrência de mortalidade e custos hospitalares. É destacado e evidenciado a necessidade das instituições em promover a educação continuada a seus colaboradores, gerando benefícios à pacientes e instituição.

Biografia do Autor

Melissa Rosiane Cruz, Universidade de Sorocaba

Graduanda em Enfermagem pela Universidade de Sorocaba, técnica em Nutrição e Dietética pela Etec Rubens de Faria e Souza. 

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE). 

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Doutorando no Programa de Ciências Farmacêuticas - Uso Racional de Medicamentos da Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba nas áreas da Enfermagem na Saúde do Adulto e Paciente Crítico. Membro do Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem da Universidade de Sorocaba. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso da Enfermagem. Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGÊNCIA.

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Campus Sorocaba (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Atuou como coordenadora de área em Unidade de Internação Pediátrica e UTI pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista. Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Neonatologia, Saúde da Criança e do Adolescente, Farmacologia Aplicada em Enfermagem, Pesquisa: Trabalho de Conclusão de Curso, Segurança do Paciente, Enfermagem Baseada em Evidênicas, Nutrição Aplicada à Enfermagem e eventualmente em Primeiros Socorros tanto no ambiente presencial quanto no ambiente virtual. Na docência atuo também nos estágios de Saúde da Criança e Adolescente 1 e 2, abrangendo Unidade Básica de Saúde e Hospital. Atuo em Pós Graduação na mesma universidade (UNISO) nos cursos da saúde sendo no formato híbrido. Tenho experiência em orietanções de pesquisas e Trabalhos de Conclusção de Curso tanto na graduação quanto pós graduação. Atuou na área hospitalar como enfermeiro assistencial nas Unidades de internação de pediatria, UTI pediátrica, Pronto Socorro Infantil, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Doutora em Ciências (2022/1) pela UNIFESP, no Departamento de Enfermagem Pediátrcia, na linha de pesquisa Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologia em Enfermagem e Saúde, com a pesquisa voltada ao paciente crítico pediátrico. Pertence ao Grupo de pesquisas de enfermagem em segurança do paciente, cuidados intensivos pediátricos e terapia intravenosa e medicamentosa em pediatria (SEGTEC) - SEGURANÇA, TECNOLOGIA e CUIDADO e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, sendo líder atualmente do GECE. Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede. 

Irineu Cesar Contini, Universidade de Sorocaba

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (2002). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL METROPOLITANO S/A (2004 - 2005). ENFERMEIRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SOROCABA (2008 - 2014). PROFESSOR E RESPONSÁVEL TÉCNICO DE ENFERMAGEM COLÉGIO TABLEAU SOROCABA ME (2007 - 2010). PÓS-GRADUADO EM AUDITORIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELA UNICID (2010). PÓS-GRADUADO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO FACINTER/UNINTER (2012). PROFESSOR E COORDENADOR DE ENFERMAGEM DA ESCOLA POLITECNICA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (2011-2012). PROFESSOR ASSISTENTE / UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO DOM AGUIRRE - UNISO (2013 - atualmente) MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA (2014 - 2015) ENFERMEIRO AUDITOR DA ASSOCIAÇÃO POLICIAL DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE APAS - SAÚDE SOROCABA (2015) COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM PROFESSOR ASSISTENTE ANHANGUERA EDUCACIONAL - 2022 - atualmente) DOUTORANDO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS E AMBIENTAISI - UNISO - 2022 - 2024 

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Publicado

2024-01-27