Pneumonia associada à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva: ações de profilaxia aplicadas pela enfermagem, uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2024.006.0001Palavras-chave:
Ventilação mecânica, Pneumonia, Enfermagem, Unidade de Terapia IntensivaResumo
Repercutir as diferentes ações desempenhadas pela equipe de enfermagem para profilaxia de pneumonia associadas a ventilação mecânica dentro do âmbito de uma Unidade de Terapia Intensiva, situadas por meio de bundles e outros protocolos. Trata-se de uma revisão de escopo, com enfoque em ações prestadas pela enfermagem a fim de evitar a ocorrência de pneumonia associada a ventilação mecânica, dentro do âmbito de uma Unidade de Terapia Intensiva. Os objetos de estudo são artigos publicados entre 2017 e 2022, tendo como enfoque o mesmo tema do presente estudo e indexados nas plataformas da Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed, Scientific Electronic Library Online (SciELO) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foi realizada uma busca com os descritores: ventilação mecânica, pneumonia, enfermagem e UTI, combinados com o operador booleando AND. Ao todo, foram contemplados 21 artigos para compor essa revisão, os quais se encaixam dentro dos critérios inclusivos e temas pertinentes ao estudo. Os resultados demonstraram que ações situadas em protocolos e bundles como a elevação de cabeceira em 45º, aspiração de orofaringe, drenagem de secreção subglótica, monitorização da correta insuflação do cuff entre 20 a 30 cmH2O, higienização oral com clorexidina a 0,12%, avaliação diária para desmame ventilatório e educação continuada, reduzem a ocorrência da pneumonia associada a ventilação mecânica, além da ocorrência de mortalidade e custos hospitalares. É destacado e evidenciado a necessidade das instituições em promover a educação continuada a seus colaboradores, gerando benefícios à pacientes e instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Medicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.