Uso da toxina botulínica tipo a na estética e terapêutica: aplicabilidade, fisiopatologia e efeitos adversos decorrentes desta substância
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2022.001.0003Palavras-chave:
Estética, Terapêutica, Toxina botulínica do tipo AResumo
A neurotoxina proveniente da bactéria anaeróbia gram-positiva, clostridium botulinum, provê atualmente uma das substâncias mais importantes tanto para a estética quanto para as aplicações terapêuticas em todo o mundo. O subtipo mais utilizado para tais finalidades, nomeada como subtipo A, tem seu modo de atuação em que consiste basicamente na paralisação neuromuscular transitória no local em ocorre as aplicações. O processo natural de envelhecimento propende a insatisfações visualmente que tendem a afetar relações interpessoais na sociedade. Os procedimentos realizados através desta toxina, promove baixos riscos de efeitos adversos se executado corretamente, sendo apontado como seguro, simples, eficaz, suprindo as especificidades de cada individuo. Em decorrência da execução incorreta pode-se desenvolver reações como os hematomas, ptoses palpebrais, cefaleias, diplopia, perda de expressão dentre outros. Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica que tem por objetivo maior apresentar formas de aplicações terapêuticas e em uso estéticos da toxina botulínica mais conhecida por “Botox”, além disto apresentar formas de aplicabilidade, benefícios bem como efeitos adversos que possam estar associados a essa prática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Medicus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.