O uso da niacinamida para o clareamento de manchas na pele
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2022.001.0001Palavras-chave:
Niacinamida, Hiperpigmentação, Melasma, ClareamentoResumo
A niacinamida é um ativo promissor no tratamento de problemas relacionados a pele. Também conhecido como forma amida da vitamina B3, a niacinamida é uma alternativa para tratamento de manchas na pele. O objetivo deste estudo é evidenciar os efeitos do uso tópico da niacinamida na pele para o clareamento de manchas. Como metodologia de estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, ou seja, pesquisa da literatura acerca do tema em artigos científicos, revistas, livros e periódicos, afim de dar base teórica ao estudo. A partir da literatura consultada foi possível identificar a eficiência da niacinamida no tratamento de várias condições da pele, dentre elas o clareamento de manchas como a hiperpigmentação e o melasma. A niacinamida tem ação antioxidante, hidratante, reparadora, anti-inflamatória e clareadora. Foram apontados 2 estudos onde demonstrou-se os benefícios do ativo para a redução da pigmentação da pele com manchas. Suas propriedades melhoram a aparência da pele por seu efeito terapêutico, sendo este um agente importante a ser estudado para evidenciar outros benefícios e possíveis tratamentos para outros problemas na pele.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Medicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.