O significado da espiritualidade para enfrentamento da dor e sofrimento na terminalidade
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2022.001.0002Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Espiritualidade, OncologiaResumo
A espiritualidade é uma realidade da dimensão humana perpassando pelas Necessidade Humanas Básicas e, apesar de poder ser expressa por meio da religião, está para além de ritos e instituições religiosas. Se apresenta como a tomada de consciência da dimensão transcendente do que diz respeito à determinação de valores relativos a si, a outros, à natureza e à vida. No processo de Morte e Morrer, os pacientes vivenciam angústias geradas por mecanismos internos que permeiam as fases da morte (ou do luto), muitas de ordem espiritual, sobretudo no contexto da dor total. Entender o significado da espiritualidade para enfrentamento da dor e sofrimento na terminalidade. Pesquisa descritiva, exploratória, realizada através da Revisão Integrativa da Literatura. Relações familiares, vivência de sentimentos como amor, gratidão e perdão, capacidade de apreciar a vida e ressignificação da morte e do luto traduzem a relação com o sagrado e o transcendente podendo ser entendidos como vivências de espiritualidade por pacientes terminais. Expressões da espiritualidade, a partir do contato do paciente com aquilo que ele declara como sagrado proporciona benefícios positivos para o enfrentamento da dor e do sofrimento diante da terminalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Medicus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.