Fatores causais da sindrome de burnout em profissionais da enfermagem decorrentes a pandemia pela COVID-19: Estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2021.001.0004Palavras-chave:
Coronavírus, Profissionais de enfermagem, PandemiaResumo
Com a existência do novo coronavírus, foi necessário um grande esforço dos profissionais de enfermagem em seu combate. Levando em consideração sua constante exposição, o uso dos EPIS se torna fundamental. É evidenciado pela literatura um aumento significativo da ansiedade, depressão e estresse por fatores decorrentes da sobrecarga profissional, a síndrome de Burnout. Identificar os principais fatores para o desenvolvimento da síndrome de Burnout em profissionais da enfermagem e o que eles fazem para amenizar esse dano. Trata-se de um estudo transversal através de uma pesquisa de campo de caráter exploratória quantitativa com abordagem descritiva. A coleta será realizada através de um formulário eletrônico Google Forms com a utilização de um formulário de autoria própria. Previamente será disponibilizado o TCLE pelo Google Forms e um link que levará os profissionais de enfermagem a um formulário. A síndrome de Burnout foi evidente nesse período de pesquisa, onde os profissionais e o mundo todo sentem medo, receio e estão incertos sobre os tratamentos futuros, imunizantes, e os principais fatores para o desenvolvimento da síndrome são: alta demanda de pacientes, profissionais que acabam sendo afastados por conta da doença ou por pertencer a algum grupo de risco fazendo com que a sobrecarga de trabalho aumente com 31,8% dos entrevistados, e a atividade física foi a mais prevalente com 43 % como recurso para amenizar os riscos da doença. Os fatores que levam a síndrome de Burnout está presente na vida dos profissionais da enfermagem, portanto se faz necessário o conhecimento sobre a doença para sermos capazes de identificar e intervir no cotidiano dos profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Medicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.