Fatores causais da sindrome de burnout em profissionais da enfermagem decorrentes a pandemia pela COVID-19: Estudo transversal

Autores

  • Amanda Yamamoto Soares Universidade de Sorocaba
  • Fabiana Anjos do Monte Universidade de Sorocaba
  • Nadyne Leite Martins Machado Universidade de Sorocaba
  • Clayton Gonçalves de Almeida Universidade de Sorocaba https://orcid.org/0000-0003-2959-3965
  • Sheilla Siedler Tavares Universidade de Sorocaba
  • Irineu Cesar Panzeri Contini Universidade de Sorocaba https://orcid.org/0000-0002-7489-5527
  • Leandro Aparecido de Souza Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2021.001.0004

Palavras-chave:

Coronavírus, Profissionais de enfermagem, Pandemia

Resumo

Com a existência do novo coronavírus, foi necessário um grande esforço dos profissionais de enfermagem em seu combate. Levando em consideração sua constante exposição, o uso dos EPIS se torna fundamental. É evidenciado pela literatura um aumento significativo da ansiedade, depressão e estresse por fatores decorrentes da sobrecarga profissional, a síndrome de Burnout. Identificar os principais fatores para o desenvolvimento da síndrome de Burnout em profissionais da enfermagem e o que eles fazem para amenizar esse dano. Trata-se de um estudo transversal através de uma pesquisa de campo de caráter exploratória quantitativa com abordagem descritiva. A coleta será realizada através de um formulário eletrônico Google Forms com a utilização de um formulário de autoria própria. Previamente será disponibilizado o TCLE pelo Google Forms e um link que levará os profissionais de enfermagem a um formulário. A síndrome de Burnout foi evidente nesse período de pesquisa, onde os profissionais e o mundo todo sentem medo, receio e estão incertos sobre os tratamentos futuros, imunizantes, e os principais fatores para o desenvolvimento da síndrome são: alta demanda de pacientes, profissionais que acabam sendo afastados por conta da doença ou por pertencer a algum grupo de risco fazendo com que a sobrecarga de trabalho aumente com 31,8% dos entrevistados, e a atividade física foi a mais prevalente com 43 % como recurso para amenizar os riscos da doença. Os fatores que levam a síndrome de Burnout está presente na vida dos profissionais da enfermagem, portanto se faz necessário o conhecimento sobre a doença para sermos capazes de identificar e intervir no cotidiano dos profissionais.

Biografia do Autor

Amanda Yamamoto Soares, Universidade de Sorocaba

Possui ensino médio segundo grau pela BEM ME QUER POLIEDRO(2016).

Fabiana Anjos do Monte, Universidade de Sorocaba

Possui ensino médio segundo grau pela Organização Sorocabana de Ensino(2015).

Nadyne Leite Martins Machado, Universidade de Sorocaba

Possui ensino médio segundo grau pela E.E.Dr. Cesário Motta(2015).

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas ? UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Sheilla Siedler Tavares, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem Bacharel e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Especialista em Reabilitação Física, Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e em UTI pediátrica. Atuou como docente e na coordenação compartilhada na Universidade Paulista, Atualmente docente na Universidade de Sorocaba nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente e Farmacologia Aplicada em Enfermagem e outras.. Atuou na área hospitalar nas Unidades de pediatria, UTI pediátrica, oncologia pediátrica, comissão intra hospitalar de doação de órgãos e tecidos e na auditoria. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria e UTI pediátrica, oncologia pediátrica, UTI adulto, PS adulto, Clínica Médica e na comissão de processo de doação de órgãos e tecidos. Mestre em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa Uso racional de medicamentos pela população, com a pesquisa sobre reação adversa a medicamentos em pediatria, na UNISO. Atualmente, doutoranda na UNIFESP em Enfermagem Pediátrica, na linha de pesquisa de Fundamentos e Práticas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente. Pertence ao Grupo de Pesquisa SEGTEC, voltado à segurança do paciente, cuidados intensivos e terapia intravenosa na EPE (UNIFESP) e ao Grupo de Estudos Científicos em Enfermagem (GECE) na UNISO, neste momento como líder do (GECE). Membro da Sociedade Brasileira dos Enfermeiros Pediatras (SOBEP) e da Rede Brasileira dos Enfermeiros em Segurança do Paciente (REBRAENSP), atualmente desenvolvendo a coordenação compartilhada do Núcleo Sorocaba na Rede.

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

Graduação em enfermagem pela universidade nove de julho (2002). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Metropolitano S/A (2004 - 2005). Enfermeiro de educação continuada do Hospital Samaritano de Sorocaba (2008 - 2014). Professor e responsável técnico de enfermagem Colégio Tableau Sorocaba ME(2007 - 2010). Pós-graduado em auditoria nos serviços de saúde pela UNICID (2010). Pós-graduado em enfermagem do trabalho FACINTER/UNINTER (2012). Professor e coordenador de enfermagem da escola Politecnica de enfermagem Anna Nery (2011-2012). Professor assistente / Universitário da Universidade Paulista - UNIP (2011 - 2013). Professor assistente / universitário fundação dom aguirre - uniso (2013). Mestre em comunicação e cultura da Universidade de Sorocaba (2014 - 2015) enfermeiro auditor da Associação Policial de Assistência a Saúde APAS - Saúde Sorocaba (2015) coordenador do curso de enfermagem - UNISO membro do grupo de pesquisa - GECE Grupo de Estudos Cientificos em Enfermagem.

Leandro Aparecido de Souza, Universidade de Sorocaba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista Sorocaba (2006) .Pós Graduado em Docência e Pesquisa na Área da Saúde. Pós Graduado em Unidade de Terapia Intensiva. Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba. Atualmente é Enfermeiro Assistencial no Hospital Unimed Sorocaba. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba.Tem experiência na área, com ênfase em UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA e EMERGENCIA.

Downloads

Publicado

2021-12-16