Incêndios florestais: a ponta do iceberg para a saúde planetária?
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2022.001.0001Palavras-chave:
Incêndios florestais, Alterações Climáticas, Desmatamento, Assunto particular, Saúde planetáriaResumo
A mudança climática é um dos principais fenômenos que estão ocorrendo e é responsável por emergências de saúde em todo o mundo. As alterações climáticas determinaram o aumento do número de incêndios florestais, devido à conjugação de condições quentes e secas, com ventos, desflorestação e intervenção humana. Os incêndios florestais, causados por causas naturais ou antrópicas, são considerados uma das perturbações naturais mais difundidas nos ecossistemas florestais do mundo. Estima-se que a exposição ao material particulado PM2,5 liberado durante incêndios florestais esteja associada a 0,68 milhões de mortes/ano, a maioria delas em crianças menores de cinco anos. O transporte de PM2.5 relacionado a incêndios florestais é de longo alcance e contribui para a má qualidade do ar, mesmo após as temporadas de incêndios. A atividade de incêndios florestais em 2021-2022 em algumas regiões do mundo foi em uma escala muito maior do que a vista anteriormente no conjunto de dados Copernicus Atmosphere Monitoring Service (CAMS). Assim, este documento apresenta diferentes relatórios sobre incêndios florestais ocorridos em várias partes do mundo, especialmente na América Latina, durante os anos de 2019-2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Environmental Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.