Questionário de Identificação de Impacto Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2022.001.0003

Palavras-chave:

Métodos de Identificação, Impacto ambiental, Questionário

Resumo

De acordo com estudos analíticos de metodologia de avaliação de impacto ambiental, propostos nacional e internacionalmente, é de fundamental importância a incorporação de um conjunto de critérios básicos nos métodos de análise atuais. As metodologias devem ser flexíveis, aplicáveis em qualquer fase do processo de planejamento e desenvolvimento e devem ser constantemente revisadas em função dos resultados obtidos e da experiência adquirida. Eles devem ser adequados para uma análise integrada, abrangente, sistemática e interdisciplinar do meio ambiente e seus vários componentes. Basicamente, foram desenvolvidas as seguintes abordagens metodológicas para avaliação de impacto ambiental: Metodologias ad hoc; lista de verificação; Matrizes de Interação; Redes de Interação; Metodologias Quantitativas; modelos de simulação; Mapas de Sobreposição; Projeção de Cenários, outros.

Biografia do Autor

Patricia Santos Matta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), Mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE- UFRJ (2001) e Doutorado em Ciências, em Engenharia Civil na área de concentração: Estruturas Offshore pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE- UFRJ (2007). Tem experiência acadêmica nas áreas de Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia de Petróleo e gás e no curso superior de Tecnologia em Construção Naval. Atuou como diretora do curso de Construção Naval por 3 anos consecutivos. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ - ZO; pesquisadora na área de sustentabilidade, com linha de pesquisa em ESTUDO DE CASOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA (

Cleber Vinicius Akita Vitorio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tecnólogo em Patologia e Bioquímica (UEGS). É diretor executivo e presidente do conselho superior da Helium Corp. Polímata e revisor da Revista Internacional de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), avaliando artigos científicos relacionados aos temas: história natural, saúde pública, hidráulica, ecologia, zoologia, botânica, espeleologia e toxicologia ambiental. Possui experiência no uso de macroinvertebrados bentônicos como ferramentas de avaliação ecossistêmica e da qualidade da água. Realiza trabalhos no uso da entomofauna, para avaliação da qualidade da restauração florestal, também possui conhecimentos de taxonomia para os grupos recentes de Arthropoda com ênfase em Coleoptera e artrópodes de caverna. Tem experiência em toxicologia ambiental, atuando em temas como, biomagnificação, águas subterrâneas e bioindicadores da qualidade ambiental. Também atua em estudos ecológicos da relação inseto e planta. Tem experiência em fitossociologia e inventário florestal da Mata Atlântica e seu uso no estudo de impactos ambientais. Possui experiência em licenciamento ambiental, saúde pública e avaliação de impactos ambientais. Possui experiência na Coordenação de projetos de manejo de ictiofauna (ênfase em rivulídeos e ictiofauna de hidrelétricas), herpetofauna, mastofauna e ornitofauna para licenciamento ambiental.

Laís Alencar de Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenheira Quimica pela Universidade Federal do Pará (1998) e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Engenharia Nuclear, com ênfase em Análise de Segurança, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou por 10 anos em consultoria, com experiência na área ambiental e segurança industrial, e desde 2010 trabalha na Comissão Nacional de Energia Nuclear, atuando nas áreas de gestão de rejeitos radioativos, proteção radiológica ambiental e análise de incêndio em depósitos de rejeitos radioativos.

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) do Comitê Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: 200 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE 108 /SCOPUS 148/ SCIELO 325 ] 26 Livros e 17 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL,POISSON,Científica), 12 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, 32 Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); 291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, 3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); 2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), 405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) 285 Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) 251 Trabalhos Técnicos.

Publicado

2022-10-14