Perspectivas da energia fotovoltaica na capacitação de professores para desenvolvimento de uma educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6492.2021.002.0006

Palavras-chave:

Ciências, Energia fotovoltaica, Ensino

Resumo

Este artigo constitui em mostrar e descrever a futura aplicação de um projeto de implementação de um curso de capacitação voltado para os docentes, com foco na energia renovável, que será realizado em um uma unidade de ensino da rede publica da cidade de Recife. Entretanto, ele veio reforçar a necessidade de inserir profundamente no ensino regular o conhecimento voltado para a energia renovável, e a sua importância nos dias atuais. O presente artigo, também, tem como objetivo final mostrar que o desenvolvimento de um minicurso com ênfase em energia solar, para atender a comunidade escolar, estará visando estimular o conhecimento e o interesse de todas as pessoas envolvidas nesta modalidade e forma de geração de energia. Para isso, terá que ser feito um plano desenvolvido, ou seja, uma capacitação dos educadores que ministram as matérias correlatas com o tema, bem como no futuro uma criação do curso e sua implementação definitiva na escola. Além disso, terá que ser implementado um arranjo prático na escola, através da instalação de um sistema solar simples e um bebedouro suprido por energia solar. Portanto, é a partir de todo esse contexto, que se espera o desenvolvimento e o interesse da comunidade escolar a respeito do tema “energia renovável”, fazendo parte do cotidiano de todos os docentes e discentes, com o objetivo fundamental de auxiliar nos dias atuais.

Biografia do Autor

Luiz Filipe Alves Cordeiro, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Doutorado na área de Processamento de Energia do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco(2015), em que parte da tese foi eleita entre as 5 melhores no concurso latino americano de monografias em eficiência energética. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) "Eficiência Energética no controle inteligente de sistemas de bombeamento". Suas áreas de interesse são eficiência energética, conservação de energia, sistemas motrizes industriais, máquinas elétricas, controle de processos industriais, inteligência artificial, redes neurais, automação industrial e Sustentabilidade.

Marcus Andre Gurgel Fernandes, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Elétrica - eletrotécnica pela Universidade de Pernambuco (2005). Possui graduação em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2012).

Downloads

Publicado

2022-01-04