Tecnologia educacional e inclusão social na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2021.001.0001

Palavras-chave:

Educação, Inclusão Digital, Políticas Públicas

Resumo

A educação de jovens e adultos concretizou-se através das ideias de Paulo Freire, com o movimento de educação popular partindo da realidade dos educandos para promover educação democrática e libertadora. Caracterizada por mudanças e reformas, subsidiadas por modificações políticas e econômicas decorrentes do processo de industrialização, com objetivo de erradicar o analfabetismo e favorecer o desenvolvimento industrial e econômico. Este trabalho objetivou analisar e discutir a inclusão digital e social na EJA. O estudo foi realizado através de pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Analisando a trajetória histórica e a complexidade da EJA, não se pode inferir um padrão de modelo considerado perfeito para a utilização das TICs na EJA, a utilização destas depende das concepções da escola e dos educadores, da articulação com outras dimensões do processo de ensino e aprendizagem assumido pelos que fazem a escola, no entanto, o acesso e a utilização TICs, possibilita expandir os conhecimentos, proporcionando autonomia aos alunos. Um dos obstáculos apontados como desafiadores na EJA é a formação dos educadores, portanto se faz necessário políticas públicas que invistam tanto na formação inicial como na formação continuadas destes profissionais.

Biografia do Autor

Lúcia Maria de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), graduação em Ciências Biológicas pela Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Artes Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Natal, e do Centro Universitário Facex - Unifacex dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, e na área de Educação com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Carina Ioná de Oliveira Torres, Centro Universitário UNIFACEX

Licenciada em Ciências Biológicas - Centro Universitário UNIFACEX.

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Almeida, L. M. de, Silva, C. D. D. da ., & Torres, C. I. de O. . (2021). Tecnologia educacional e inclusão social na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Civicae, 3(1), 1–12. https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2021.001.0001

Edição

Seção

Tecnologia, Educomunicação e Cibercultura