Tecnologia educacional e inclusão social na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2021.001.0001Palavras-chave:
Educação, Inclusão Digital, Políticas PúblicasResumo
A educação de jovens e adultos concretizou-se através das ideias de Paulo Freire, com o movimento de educação popular partindo da realidade dos educandos para promover educação democrática e libertadora. Caracterizada por mudanças e reformas, subsidiadas por modificações políticas e econômicas decorrentes do processo de industrialização, com objetivo de erradicar o analfabetismo e favorecer o desenvolvimento industrial e econômico. Este trabalho objetivou analisar e discutir a inclusão digital e social na EJA. O estudo foi realizado através de pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Analisando a trajetória histórica e a complexidade da EJA, não se pode inferir um padrão de modelo considerado perfeito para a utilização das TICs na EJA, a utilização destas depende das concepções da escola e dos educadores, da articulação com outras dimensões do processo de ensino e aprendizagem assumido pelos que fazem a escola, no entanto, o acesso e a utilização TICs, possibilita expandir os conhecimentos, proporcionando autonomia aos alunos. Um dos obstáculos apontados como desafiadores na EJA é a formação dos educadores, portanto se faz necessário políticas públicas que invistam tanto na formação inicial como na formação continuadas destes profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução. Em exceção, os autores da seção especial “Registro de Obras Artísticas (fotografias, músicas, poesias, poemas, sonetos etc.)”, existente em periódicos da área “Artes/Música”, preservam os direitos autorais e materiais.