Educando para a formação de hábitos alimentares saudáveis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.001.0005Palavras-chave:
Escola, Formação, Alimentação, olíticas PúblicasResumo
No Brasil a oferta de alimentação escolar principalmente na década de 1950, tinha por objetivo atender principalmente as crianças das escolas públicas, que devido a fatores econômicos apresentam altas taxas de desnutrição, e com isso se caracterizava como assistencialista. No entanto no final da década de 1990, a alimentação escolar, passa a ser compreendida enquanto direito humano garantido pela Constituição Brasileira, e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Incorporado a este direito o conceito de segurança alimentar, ou seja, a busca pela garantia da alimentação humana de qualidade. Nesse contexto a escola tem papel essencial, na medida em que tem por função a formação integral do individuo, ofertando e educando para a formação de hábitos alimentares saudáveis, garantindo qualidade de vida, tendo em vista os documentos orientadores como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Assim este trabalho tem por intuito discutir a importância da formação nutricional dos escolares para uma vida saudável.
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