As características da escola clássica da administração no projeto integrador do IFNMG: campus Araçuaí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2019.002.0001

Palavras-chave:

Escola Clássica, Projeto Integrador, Características, Princípios, Perspectivas

Resumo

O advento da Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, na Inglaterra, se caracterizou pela inserção das máquinas na fabricação dos produtos em uma substituição ao processo manual de produção. O período marcou, não apenas pela criação de maquinário capaz de elevar os níveis de produtividade fabril, mas também por ter propiciado o surgimento dos primeiros estudos voltados para o âmbito organizacional. O presente artigo se constitui em uma pesquisa descritiva e exploratória que tem por objetivo identificar as características da Escola Clássica da Administração presentes no Projeto Integrador do IFNMG - Campus Araçuaí. Para tanto, buscou-se, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de campo, analisar como os princípios clássicos se dão no processo de elaboração e execução do trabalho, numa perspectiva que supera o pensamento linear. Tem-se, portanto, a manifestação das concepções feitas pelos teóricos da Escola Clássica para além das grandes indústrias, numa proximidade com a realidade próxima, isto é, para o cotidiano, inclusive o acadêmico.

Biografia do Autor

Sheldon William Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Metodologias Ativas e Gestão Empresarial. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor Efetivo da área de Administração no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de processos e organizações, legislação aplicada à administração, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

Flavia Luiz Barbosa, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Comendador Murta(2018). Atualmente é Auxiliar de serviços gerais da Câmara Municipal de Itinga. Tem experiência na área de Administração.

Helviana Tathiely Cardoso Reis, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais(2006).

Joice Gomes Soares, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Comendador Murta(2014).

Marcia Silvino Ramalho, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Presidente João Pinheiro(2018).

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Silva, S. W. ., Barbosa, F. L. ., Santos, G. E. dos, Reis, H. T. C. ., Gomes, J. P. de O. ., Soares, J. G. ., & Ramalho, M. S. . (2020). As características da escola clássica da administração no projeto integrador do IFNMG: campus Araçuaí. Civicae, 1(2), 1–11. https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2019.002.0001

Edição

Seção

Ensino Superior, Pesquisa e Extensão