Estratégias competitivas: uma análise da aplicação das cinco forças de Porter, na Rede de Lojas do Grupo Maranata
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2021.001.0001Palavras-chave:
Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica, Estratégia competitivaResumo
O planejamento estratégico quando aplicado nas empresas de forma coerente, torna-se uma ferramenta importante para a efetivação de uma gestão estratégica. O presente artigo tem o objetivo de analisar as estratégias competitivas adotadas pela Rede de Lojas do Grupo Maranata, a partir das cinco forças de Michael Porter. A análise foi realizada por meio da opinião dos gerentes das Lojas que pertencem ao Grupo Maranata. Os tipos de pesquisa empregados foram; exploratória, bibliográfica, descritiva e explicativa, além de um estudo de caso múltiplo. A pesquisa é classificada como qualitativa e quantitativa, o instrumento de coletas foi o questionário semi-estruturado com 13 questões, sendo cinco fechadas e oito abertas, aplicado por comunicação eletrônica com a utilização da ferramenta Google forms. No estudo constatou-se que, o Grupo Maranata, adota medidas estratégicas para conhecer o mercado antes de decidir abrir uma nova loja tais como; visitas in loco para identificar as estratégias utilizadas pelas empresas já existentes, pesquisas para análise da renda da população, inadimplência do comércio local e quantidade de concorrentes. Estabelece medidas para identificar as forças e fraquezas dos concorrentes, tais como; investigação para identificar se as lojas estão aproveitando toda a capacidade de consumo local, busca de informações com fornecedores e representantes comerciais que atuam na região, as estratégias de atendimento ao cliente, a rentabilidade do negócio, facilidade penetração no mercado.
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