Estratégias competitivas: uma análise da aplicação das cinco forças de Porter, na Rede de Lojas do Grupo Maranata

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2021.001.0001

Palavras-chave:

Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica, Estratégia competitiva

Resumo

O planejamento estratégico quando aplicado nas empresas de forma coerente, torna-se uma ferramenta importante para a efetivação de uma gestão estratégica. O presente artigo tem o objetivo de analisar as estratégias competitivas adotadas pela Rede de Lojas do Grupo Maranata, a partir das cinco forças de Michael Porter. A análise foi realizada por meio da opinião dos gerentes das Lojas que pertencem ao Grupo Maranata. Os tipos de pesquisa empregados foram; exploratória, bibliográfica, descritiva e explicativa, além de um estudo de caso múltiplo. A pesquisa é classificada como qualitativa e quantitativa, o instrumento de coletas foi o questionário semi-estruturado com 13 questões, sendo cinco fechadas e oito abertas, aplicado por comunicação eletrônica com a utilização da ferramenta Google forms. No estudo constatou-se que, o Grupo Maranata, adota medidas estratégicas para conhecer o mercado antes de decidir abrir uma nova loja tais como; visitas in loco para identificar as estratégias utilizadas pelas empresas já existentes, pesquisas para análise da renda da população, inadimplência do comércio local e quantidade de concorrentes.  Estabelece medidas para identificar as forças e fraquezas dos concorrentes, tais como; investigação para identificar se as lojas estão aproveitando toda a capacidade de consumo local, busca de informações com fornecedores e representantes comerciais que atuam na região, as estratégias de atendimento ao cliente, a rentabilidade do negócio, facilidade penetração no mercado.

Biografia do Autor

Josivaldo Alves da Silva, Universidade Estadual do Tocantins

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Cursou Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional pela UFT. Especialização em Docência do Ensino Superior. Especialização-MBA em Planejamento e Gestão Empresarial. Graduação em Administração. Prestou serviços de Consultoria pública para a Prefeitura de Palmas/TO, Prefeitura de Colinas/TO, Prefeitura de Lavandeira/TO e Câmara Municipal de Palmas/TO. Prestou Consultoria esportiva para as entidades: Colinas Esporte Clube, Intercap Esporte Clube e Tocantins Esporte Clube. Foi Instrutor horista da Secretaria de Planejamento e Gestão de Palmas/TO. Professor celetista da Associação Objetivo de Ensino superior. Professor substituto 40 horas do Instituto Federal do Tocantins Câmpus Palmas/TO. Orientador convidado na Especialização em Gestão Pública do Programa Nacional de Formação em Administração Pública-PNAP/UAB. Orientador de bolsista de iniciação científica PIBIC, PIVIC. Membro efetivo do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) 2019-2020. Atualmente é consultor e Instrutor associado da empresa REGRA3 Consultoria Pública e Empresarial. Professor 40 horas Universidade Estadual do Tocantins-Unitins Câmpus Dianópolis.

Daniel Martins de Melo, Universidade Estadual do Tocantins

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Tocantins(2021).

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Publicado

2021-08-05

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade