Representações sociais a partir de um grupo de WhatsApp: contrapontos entre sociedade em rede de Castells e vida líquida de Bauman
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.001.0001Palavras-chave:
Sociedade em Rede, Vida Líquida, Redes SociaisResumo
Este artigo procura evidenciar pressupostos do conceito de Sociedade em Rede levantado por Castells (1999) e Vida Líquida proposto por Bauman (2007), investigado a partir do conceito de Representações Sociais e através de um grupo específico de alimentação saudável em uma Rede Social – WhatsApp. Parte-se do pressuposto que Castells (1999) amplia a ideia de que a sociedade está organizada em rede e vive-se hibridamente em presença física e presença virtual. Para Bauman (2007), a vida líquida dos laços sociais facilmente desfeitos no ciberespaço. Analisadas as Representações Sociais identificadas durante este estudo, foi possível elucidar um entendimento sobre a realidade dos membros do grupo a partir das seguintes categorias: Qualidade de Vida e Prática ou Hábitos Alimentares. Contudo, não subestimando as demais, pode-se dizer que essas Representações Sociais configuram o principal sistema de valores e de práticas de alimentação saudável para o grupo estudado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.