Representações sociais a partir de um grupo de WhatsApp: contrapontos entre sociedade em rede de Castells e vida líquida de Bauman

Autores

  • Bruno Silvestre Silva de Souza Instituto Federal de Alagoas
  • Daniel Felipe Victor Martins Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • André Felipe de Albuquerque Fell Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-3179-2595

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2020.001.0001

Palavras-chave:

Sociedade em Rede, Vida Líquida, Redes Sociais

Resumo

Este artigo procura evidenciar pressupostos do conceito de Sociedade em Rede levantado por Castells (1999) e Vida Líquida proposto por Bauman (2007), investigado a partir do conceito de Representações Sociais e através de um grupo específico de alimentação saudável em uma Rede Social – WhatsApp. Parte-se do pressuposto que Castells (1999) amplia a ideia de que a sociedade está organizada em rede e vive-se hibridamente em presença física e presença virtual. Para Bauman (2007), a vida líquida dos laços sociais facilmente desfeitos no ciberespaço. Analisadas as Representações Sociais identificadas durante este estudo, foi possível elucidar um entendimento sobre a realidade dos membros do grupo a partir das seguintes categorias: Qualidade de Vida e Prática ou Hábitos Alimentares. Contudo, não subestimando as demais, pode-se dizer que essas Representações Sociais configuram o principal sistema de valores e de práticas de alimentação saudável para o grupo estudado.

Biografia do Autor

Bruno Silvestre Silva de Souza, Instituto Federal de Alagoas

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas no Campus Santana do Ipanema no Curso Técnico em Administração. Mestre em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela UFRPE (2017). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2000) com Especialização na área de Administração de Empresas com Ênfase em Marketing pela UFRPE (2004). Extensão Universitária em Metodologia do Ensino Superior pela UFRPE (2005). Professor Formador da Disciplina de Marketing no curso EAD Técnico em Administração e Marketing da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE entre 2013 e 2014. Tutor Virtual no curso EAD de Pós Graduação em Gestão Pública do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE desde 2016. Tutor Virtual no curso EAD de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE desde 2013. Tutor Virtual no curso EAD de Pós Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE entre 2010 e 2013. Professor Universitário atuando no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) nos cursos de Administração Geral e Marketing entre 2008 e 2019, na Faculdade Integrada do Recife (FACIPE) no curso de Administração entre 2013 e 2014 e nas Faculdades da Escada (FAESC), nos cursos de Administração e Turismo entre 2006 e 2013. Atuou como Tutor Virtual e Semi-Presencial no Curso Tecnológico em Processos Gerenciais (a distância e semi-presencial) no Polo FAESC (Faculdades da Escada) entre 2008 e 2011. Organizador dos livros Estudos Contemporâneos em Gestão e Tecnologia Organizacionais (2013) e Atualidades em Estudos de Gestão e Tecnologias Organizacionais (2008). Realiza pesquisas nas áreas Administração de Empresas, Marketing, Gestão da Informação, Logística, Comportamento do Consumidor.

Daniel Felipe Victor Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente é servidor público federal, atuando como professor e pesquisador com regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lotado no Colégio Agrícola Dom Agostinho IKas (UFRPE/CODAI). 

André Felipe de Albuquerque Fell, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP / UPE: 1998) , com Especialização em Engenharia da Qualidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE: 2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE:2003) e Doutorado em Administração também pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE: 2009). Atualmente é professor efetivo vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando nos cursos de Graduação em Gestão da Informação e Biblioteconomia. Foi vice-coordenador do curso de Gestão da Informação da UFPE (2012-2016). Já ministrou aulas em IES particulares, lecionando nos cursos de graduação e pós-graduação (especialização) em Gestão Empresarial, Administração de Sistemas de Informação, Administração Geral e Marketing, além de Ciências Contábeis. Ministra disciplinas nas áreas de processo decisório, gestão do conhecimento, sistemas de informação, gestão da informação, análise organizacional, gestão da qualidade total, organização, sistemas e métodos e de teorias organizacionais. Possui experiência nas áreas de coordenação de IES (Instituição de Ensino Superior), consultoria organizacional, administração hospitalar, PCP (Planejamento e Controle de Produção), logística empresarial, varejo farmacêutico e varejo de material de construção. Na área acadêmica já publicou artigos em eventos nacionais e internacionais. Atua principalmente nas seguintes áreas: Gestão da Informação e do Conhecimento Organizacional, Comércio Eletrônico (CE), Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da Região Metropolitana do Recife (RMR), Tecnologia de Informação e Comunicação.

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Publicado

2020-03-30