Diagnóstico do curso de administração: um estudo com discentes sobre seu processo formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2023.001.0001

Palavras-chave:

Avaliação do ensino superior, ENADE, Curso de Administração

Resumo

Segundo as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Administração, cada curso deve possuir um Projeto Pedagógico que contemple todo o conjunto das atividades de aprendizagem que assegure o desenvolvimento das competências estabelecidas no perfil do egresso. Essa pesquisa teve como o seu principal objetivo trazer a possibilidade de melhorias para o curso de administração da universidade, através da avaliação do mesmo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi elaborado um questionário semelhante ao questionário do ENADE, que foi aplicado a uma parcela de discentes, a fim de encontrar respostas sobre a qualificação do curso em cada quesito. Para os procedimentos metodológicos, realizou-se a elaboração de uma questionário, baseado no Questionário do Estudante, BRASIL, (2018), que contém 42 questões, sobre o processo formativo considerando a organização didático-pedagógica, infraestrutura, instalações físicas e oportunidade de ampliação da formação. A pesquisa foi feita com 167 estudantes do curso de Administração da universidade e no que tange ao perfil do público analisado, 54,5% são do sexo masculino e 45,5% são do sexo feminino. Em síntese, através da análise das porcentagens de concordância dos discentes, percebeu-se que os principais pontos de melhorias do curso de administração da universidade estudada são: a relação entre conteúdos teóricos com a prática; oferecimento de oportunidades de intercâmbio e/ou estágios fora e dentro do país; e que  os principais pontos fortes do curso de administração da universidade estudada são: o oferecimento de oportunidades de aprendizagem de trabalho em equipe; de participação em programas, projetos e/ou atividades de extensão universitária; o desenvolvimento de atividades acadêmicas dentro e fora da sala de aula que possibilitam reflexão. Portanto, conclui-se que a pesquisa foi capaz de cumprir seus objetivos, entretanto é importante que seja continuada, para que uma maior parcela de respondentes possa ser alcançada, trazendo continuidade e uso das informações para a transformação e melhoria do curso.

Biografia do Autor

Lorrayne Pessi, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA-2019/2023). Fui estagiária na empresa Via Permuta nos anos de 2019 e 2020. Membro da Diretoria de Marketing e Vendas na empresa UFLA Júnior Consultoria Administrativa no ano de 2019 e Pesquisadora de Iniciação Científica nos anos de 2019 e 2020, abordando o tema "A interferência dos ativos intangíveis no Spread das empresas de Capital Aberto do setor de alimento e bebidas". Fui membro do PET administração de abril de 2021 a setembro de 2022, atuando como desenvolvedora e coordenadora de projetos durante esse período. Atualmente, desde outubro de 2022, atuo como auxiliar financeiro na empresa Master Administração de empresas que presta serviço para grandes empresas como a Santa Efigênia e a STG Construtora.

Livia Botelho Fagundes, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Administração de empresas pela Universidade Federal de Lavras, tenho 21 anos e estou cursando o 6º período do curso. No presente momento, sou membro do PET - Programa de Educação Tutorial - do curso de Administração da UFLA, atualmente coordenadora da gestão estratégica de qualidade e operações.

Fernanda Silva Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Sou estudante de Administração na Universidade Federal de Lavras e membro do Programa de educação tutorial (PET) Administração, no qual realizo projetos nos eixos de pesquisa, ensino e extensão.

Fernanda de Aguiar Zanola, Universidade Federal de Lavras

Sou formada em Administração de empresas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente, atuo como doutoranda no Departamento de Administração e Economia da UFLA, financiada pela FAPEMIG, na linha de pesquisa de Organizações e Sociedades. Realizo pesquisas sobre diversidades e carreiras. Conclui minha graduação no ano de 2016 e posteriormente realizei mestrado em Marketing, Estratégia e Inovação, concluindo-o no ano de 2019. Ambos pela mesma Universidade. Nesse período, fui bolsista financiada pelo CNPq e CAPES. Ademais, atuei como Professora Adjunta da Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais - FACICA. No presente momento, sou membra do NEORGS - Núcleo de Estudos em Organizações, Gestão e Sociedade.

Ednilson Sebastião de Ávila, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Mestre em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras.

André Luis Ribeiro Lima, Universidade Federal de Lavras

Doutor, mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É professor da área de Finanças do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA). Foi professor da carreira docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) onde coordenou cursos de pós-graduação (especialização) em Controladoria Financeira e Gestão Estratégica de Finanças. Foi coordenador do curso de Bacharelado em Administração da UFLA no período de 2016 a 2020. Atualmente é Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Administração (UFLA). Tem experiência profissional tendo atuado principalmente na administração financeira, gestão de custos, precificação, avaliação de empresas (Valuation) e na elaboração e análise de projetos de investimento. Tem atuado também com as temáticas de Finanças Pessoais e Comportamentais na docência, projetos de pesquisa e extensão.

Publicado

2023-08-31

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade