Diagnóstico do curso de administração: um estudo com discentes sobre seu processo formativo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2023.001.0001Palavras-chave:
Avaliação do ensino superior, ENADE, Curso de AdministraçãoResumo
Segundo as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Administração, cada curso deve possuir um Projeto Pedagógico que contemple todo o conjunto das atividades de aprendizagem que assegure o desenvolvimento das competências estabelecidas no perfil do egresso. Essa pesquisa teve como o seu principal objetivo trazer a possibilidade de melhorias para o curso de administração da universidade, através da avaliação do mesmo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi elaborado um questionário semelhante ao questionário do ENADE, que foi aplicado a uma parcela de discentes, a fim de encontrar respostas sobre a qualificação do curso em cada quesito. Para os procedimentos metodológicos, realizou-se a elaboração de uma questionário, baseado no Questionário do Estudante, BRASIL, (2018), que contém 42 questões, sobre o processo formativo considerando a organização didático-pedagógica, infraestrutura, instalações físicas e oportunidade de ampliação da formação. A pesquisa foi feita com 167 estudantes do curso de Administração da universidade e no que tange ao perfil do público analisado, 54,5% são do sexo masculino e 45,5% são do sexo feminino. Em síntese, através da análise das porcentagens de concordância dos discentes, percebeu-se que os principais pontos de melhorias do curso de administração da universidade estudada são: a relação entre conteúdos teóricos com a prática; oferecimento de oportunidades de intercâmbio e/ou estágios fora e dentro do país; e que os principais pontos fortes do curso de administração da universidade estudada são: o oferecimento de oportunidades de aprendizagem de trabalho em equipe; de participação em programas, projetos e/ou atividades de extensão universitária; o desenvolvimento de atividades acadêmicas dentro e fora da sala de aula que possibilitam reflexão. Portanto, conclui-se que a pesquisa foi capaz de cumprir seus objetivos, entretanto é importante que seja continuada, para que uma maior parcela de respondentes possa ser alcançada, trazendo continuidade e uso das informações para a transformação e melhoria do curso.
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