Mapeamento de competências na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: cenário e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2022.002.0003%20Palavras-chave:
Gestão por competências, Instituição de ensino, Desenvolvimento de pessoasResumo
Este artigo teve como objetivo descrever como ocorre o processo de mapeamento de competências das instituições da Rede Federal para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Por meio de uma pesquisa qualitativa, após o envio de perguntas abertas aos gestores responsáveis pelo processo, foi realizada a análise de conteúdo das respostas. Como resultado foi identificado o uso de questionários e planilhas eletrônicas para mapeamento das competências individuais. De modo geral, as instituições não utilizam material específico para divulgação do PDP, o que pode ter refletido na falta de engajamento dos servidores em participar da elaboração. Conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido no sentido de aprimorar os métodos utilizados pelas instituições, de modo a garantir maior consistência e alinhamento estratégico dos planos elaborados.
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