Mapeamento de competências na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: cenário e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2022.002.0003%20

Palavras-chave:

Gestão por competências, Instituição de ensino, Desenvolvimento de pessoas

Resumo

Este artigo teve como objetivo descrever como ocorre o processo de mapeamento de competências das instituições da Rede Federal para a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Por meio de uma pesquisa qualitativa, após o envio de perguntas abertas aos gestores responsáveis pelo processo, foi realizada a análise de conteúdo das respostas. Como resultado foi identificado o uso de questionários e planilhas eletrônicas para mapeamento das competências individuais. De modo geral, as instituições não utilizam material específico para divulgação do PDP, o que pode ter refletido na falta de engajamento dos servidores em participar da elaboração. Conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido no sentido de aprimorar os métodos utilizados pelas instituições, de modo a garantir maior consistência e alinhamento estratégico dos planos elaborados.

Biografia do Autor

Fernando Rufino de Barros, FUCAPE Escola de Negócios

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração, com Área de Concentração em Administração Estratégica e Finanças, pela FUCAPE Business School, Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes e em Administração Estratégica pela Universidade Estácio de Sá, Bacharel em Administração e Tecnólogo em Processos Gerenciais pela Universidade Estácio de Sá. Administrador no Instituto Federal Fluminense, vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Institucional, exercendo atividades de apoio nas áreas de Desenvolvimento e Planejamento Estratégico; Gestão de Riscos e Integridade; Governança Pública; e Gestão de Processos e Projetos estratégicos.

Marcelly de Lima dos Santos, Instituto Federal Fluminense

Graduanda em Ciências Biológicas no 8° semestre pela Universidade Estadual Norte Fluminense , UENF, CECIERJ e Ensino Profissional de nível técnico    em Segurança do trabalho - Instituto Federal Fluminense, IFF, Macaé. Bolsista do Projeto de pesquisa Gestão por Competências nas instituições da Rede Federal no Brasil: uma proposição de metodologia adaptada.

Rhayssa Kelly Pequeno dos Santos, Instituto Federal Fluminense

Cursando técnico em Petróleo e Gás no Instituto Federal Fluminense SJB. Bolsista voluntária nos projetos de: Gestão por Competência, IFF sjb de janelas abertas, e Matemática financeira nas escolas. Possui fluência intermediária na língua Inglesa.

Maria Luiza de Souza Pessanha, Instituto Federal Fluminense

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colegio Estadual Dr. Félix de Miranda(2020). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em ELETRONICA.

Publicado

2022-10-26