Marketing digital em tempos de Coronavírus: uma análise de sua utilização por empresas de São João Evangelista (MG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2021.002.0001

Palavras-chave:

Empresas, Pandemia, Covid-19, Marketing Digital

Resumo

A crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus afetou as empresas de modo a acelerar transformações que estavam em curso e implicar em tomadas de decisões que ocasionaram diversas mudanças organizacionais. Em vista disso, o objetivo desse trabalho consiste em demonstrar como as empresas desenvolveram seus processos de mudança organizacional para se adaptar ao mundo digital em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de questionário, respondido por gestores de sete empresas do município de São João Evangelista-MG. Constatou-se que a pandemia impactou negativamente a maioria das empresas pesquisadas, sendo o marketing digital uma importante estratégia para a reversão deste cenário. A aplicação das ferramentas de marketing digital, assim como a contratação de profissional especializado dessa área proporcionaram bons resultados para as empresas, tornando notória a relevância do marketing digital como um processo administrativo indispensável para os gestores.

Biografia do Autor

Ariane da Costa Duarte, Instituto Federal de Minas Gerais

Estudante do curso de Administração, Instituto Federal de Minas Gerais, Endereço: Av. Primeiro de junho, 1043 - Bairro Centro - São João Evangelista - MG | CEP: 39705-000

Juliana Dias de Souza, Instituto Federal de Minas Gerais

Estudante do curso de Administração, Instituto Federal de Minas Gerais, Endereço: Av. Primeiro de junho, 1043 - Bairro Centro - São João Evangelista - MG | CEP: 39705-000

Vanderléia Ferreira de Queiroz, Instituto Federal de Minas Gerais

Estudante do curso de Administração, Instituto Federal de Minas Gerais, Endereço: Av. Primeiro de junho, 1043 - Bairro Centro - São João Evangelista - MG | CEP: 39705-000

Sheldon William Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão Empresarial, Metodologias Ativas e Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Coordenador Adjunto do curso de Pós-graduação em Gestão do IFMG. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de organizações, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal do Sul de Minas

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Passos (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020) na linha de pesquisa em Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016) na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2017). Bacharel em Administração pela UFLA (2013). É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais, ciências sociais aplicadas, educação/ensino e interdisciplinar. Pertence e lidera o Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais (VALE INOVAR). Possui experiência como docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Também possui experiência em Educação a Distância (EaD) como Professor, Professor Orientador e Tutor. Possui experiência como coordenador de curso técnico integrado ao Ensino Médio em Agrimensura e do curso superior em Tecnologia em Gestão em Saúde. Os campos temáticos de interesse são Administração Geral, Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

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Publicado

2022-03-08

Edição

Seção

Marketing e Estratégias Mercadológicas