Métodos de valoração no contexto da transferência de tecnologia entre universidade e empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6433.2021.002.0002

Palavras-chave:

Valoração de tecnologias, Transferência de tecnologia, Relação Universidade e empresa

Resumo

A valoração de tecnologias está inserida no grande contexto da ciência, tecnologia e inovação e, de modo geral, trata-se de uma atividade de alta complexidade, é nesse viés, que se torna necessário entender a pluralidade de conhecimentos interdisciplinares das mútuas ferramentas metodológicas sobre a valoração. Neste sentido, a presente pesquisa nasce da seguinte problematização: quais modelos de valoração de tecnologias são mais usados/citados para fins de transferência de tecnologias no contexto da relação universidade e empresa? Assim, objetivou-se apresentar um levantamento referencial sobre valoração de tecnologias por meio do mapeamento das principais citações referentes ao tema. Foi feito uma pesquisa bibliográfica elaborada a partir da base de dados Scopus, partir dessas informações, foi aplicado o método da rede de citações das publicações, de modo que para a execução da formulação da rede, foi utilizado o software VOSviewer. Portanto, em termos de resultado, foi evidenciado vários métodos de valoração, aos quais é possível, a partir deles, entender que valoração não se trata de um processo único, mas um conjunto de critérios que permite ao analista conhecer os vários métodos e várias possibilidades de aplicação de metodologias no contexto da transferência de tecnologias.

Biografia do Autor

João Leandro Cássio de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

João Leandro atualmente está como Pró-reitor de Administração do IFNMG. É doutor em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2007), especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2015), mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). É Professor Efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais desde 2013, experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Controladoria e Finanças, Empreendedorismo e Inovação. É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais aplicadas, ênfase em gestão. Possui bastante experiência em Inovação e Empreendedorismo: Colaborador em consultoria financeira na Incubadora de base Tecnológica do Centev/UFV (2004-2007), Gerente Financeiro da Patsos Biotecnologia (2007-2008), Analista do Fundo Criatec de capital semente (2008-2010), Sócio da Fungitec Alimentos (2011-2012), Consultor em diversas empresas de base tecnológica no projeto PRIME/FINEP (2011-2012), Controller da H3M Soluções Ambientais e GIS (2010-2012), Consultor em várias empresas de base tecnológica e base tradicional (2007-2013), Consultor de Custos do Grupo Pereira-Feijão Pereira (2011-2012), Controller do Grupo Dois Irmãos (2012-2013), Consultor Estratégico Financeiro da Nowavet (2012-2013).Foi Professor de Contabilidade da Faculdade Esuv Viçosa (2011-2013). Foi Professor da Univiçosa para os cursos de Administração e Processos Gerenciais (2011-2013). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais - Vale Inovar.

Irineu Afonso Frey, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul, especialização em Contabilidade Empresarial, mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gerenciamento da Pequena Empresa, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria, controles internos, auditoria interna, responsabilidade social empresarial, Inovação e Transferência de Tecnologia. Foi gerente de contabilidade de média empresa industrial e também atuou como auditor independente, sendo auditor-sócio. Foi Coordenador do Núcleo de Transferência de Tecnologia da UFSC até dezembro de 2013. Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFSC (jul/2014 a dez/2015) e Assessor Contábil e Financeiro do Departamento de Inovação da UFSC até maio de 2016. Participa do Grupo de pesquisa em Auditoria e é líder do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação na UFSC. Coordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT (Ponto Focal Florianópolis) (2015-2020). Subcoordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT (Ponto Focal Florianópolis). Diretor Administrativo da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual. Editor da Revista Cadernos de Prospecção.

Francisco Horácio Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Ciências Econômicas (1998), Mestre em Economia (2002) e Doutor em Economia (2013) com ênfase em Economia Regional e Urbana pelo Cedeplar/UFMG. Possui experiência docente em ensino superior desde 2000. Tem experiência na área de consultoria e gestão de parques científicos e tecnológicos, além de pesquisador com ênfase em Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica. Também possui experiência em projetos de estruturação de sistemas estaduais de inovação e projetos para a promoção da cultura de inovação em instituições de ensino superior. Atualmente é professor efetivo e leciona disciplinas nas áreas de Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico no curso de Ciências Econômicas da UFOP. Também é professor colaborador, desde 2017/1, do Programa de Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG.

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Passos (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020) na linha de pesquisa em Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016) na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2017). Bacharel em Administração pela UFLA (2013). É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais, ciências sociais aplicadas, educação/ensino e interdisciplinar. Pertence e lidera o Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais (VALE INOVAR). Possui experiência como docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Também possui experiência em Educação a Distância (EaD) como Professor, Professor Orientador e Tutor. Possui experiência como coordenador de curso técnico integrado ao Ensino Médio em Agrimensura e do curso superior em Tecnologia em Gestão em Saúde. Os campos temáticos de interesse são Administração Geral, Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

Sheldon William Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão Empresarial, Metodologias Ativas e Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Coordenador Adjunto do curso de Pós-graduação em Gestão do IFMG. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de organizações, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

Downloads

Publicado

2022-03-08