Tecnologia e produção agrícola: uma interface promissora e de gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-645X.2023.001.0003

Palavras-chave:

Tecnologia, Objetos inteligentes, 5G, Agricultura inteligente

Resumo

As tecnologias na agricultura acompanham as necessidades de suprimento de alimentos, por meio da produção agrícola. A tecnologia 5G é considerada atualmente o upgrade na velocidade e segurança na navegação. O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre as inovações tecnológicas proporcionadas pela quinta geração (5G) na agricultura. A internet das coisas (IoT) são máquinas e equipamentos que realizam práticas agrícolas e compõem a agricultura inteligente. A 5G aumenta a conectividade e processamento de dados de acordo com a necessidade em questão. Clima, solo, pragas e doenças são monitorados e podem ser tratados de forma preventiva trazendo benefícios econômicos e ambientais.

Biografia do Autor

Tamires Partélli Correia, Instituto Federal de Minas Gerais

Engenheira Florestal (UFRRJ) e Graduanda em Agronomia (IFSUDESTEMG). Mestra em Ciências Florestais (UFES). Doutora em Ciências Ambientais e Florestais (UFRRJ). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade (IFES/Ibatiba). Possui domínio de softwares de geoprocessamento e modelagem hidrológica (Qgis, Arcgis e SWAT), também tem experiência com elaboração de Zoneamentos Agroclimáticos e Edafoclimáticos. Professora Efetiva do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG, Campus São João del Rei - MG) na área de Topografia, Geoprocessamento, Cartografia e Sensoriamento Remoto. Atua na Chefia no NASS - Núcleo Acadêmico Ambiente Saúde e Segurança - Câmpus SJDR, no NDE - Núcleo Docente Estruturante do curso de Gestão Ambiental e Colegiado do curso de Gestão Ambiental

Éber Lopes Mendes, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestrado em Desenvolvimento Econômico e Estratégias Empresariais (2023); MBA em Gestão de Petróleo e Gás (2010); Pós-graduação em Controladoria e finanças (2006); Graduação em Administração pela Universidade FUMEC (2004). Atualmente docente do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. 

Sheldon William Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de concentração em Estratégia de Negócios Globais e Finanças Corporativas. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Coordenador Adjunto do curso de Pós-graduação em Gestão do IFMG. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Temas de interesse: eficiência de organizações públicas e privadas, empreendedorismo, comércio exterior, relações internacionais, aprendizagem organizacional e metodologias inovadoras de ensino

Tuane Ferreira Melo, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Ciências Veterinárias pela UFLA (2020). Pós graduada em Administração Hospitalar pelo Grupo Educacional Unis (2019). Bacharel em Medicina Veterinária pela UFLA (2018). Atuou como monitora voluntária da disciplina de Imunologia Veterinária, Obstetrícia Veterinária, Doenças I e Metabolismo Animal. Desenvolveu a função de Coordenadora de Comunicação do NEIV (Núcleo de Estudos em Inspeção Veterinária de 2015 a 2017), desde de 2018 atua como Coordenadora de Eventos do NEIMBIO (Núcleo de Estudos em Imunobiologia) e desde 2019 atua como tesoureira do NEEM (Núcleo de Estudos em Epidemiologia Molecular). Pesquisadora na área de Imunologia em projetos financiados pelo CNPq. Tem interesse nos seguintes temas: biologia molecular, clínica de pequenos animais, doenças infecciosas, zoonoses, imunologia e vacinologia.

Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Tecnologia, Modelagem e Geoprocessamento