Controle da lixa do coqueiro
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-645X.2023.001.0001Palavras-chave:
Fitopatologia, Controle da lixa do coqueiro, Cocos nucifera LResumo
A cocoicultura, tem se destacado em várias regiões do Brasil pelo fácil manejo e produtividade. Uma das principais doenças relatadas na literatura referente ao cultivo da cocoicultura é a lixa do coqueiro, que é causada pelos fungos Camarotella torrendiella e Camarotella acrocomiae. O presente experimento tem o objetivo de analisar a associação do triazol (Alto 100) com indutores de resistência (Agromos, ASD e ASV) no controle da lixa do coqueiro. Para isso, foram realizadas pesquisas de campo, sobre os problemas causados na cultivar pelo parasita obrigatório; testados os produtos já existentes e indutores de resistência capazes de inibir o ciclo vital do fungo causador da lixa do coqueiro. Foram coletados dados quanto ao número total de folhas e o número de lixas. O experimento teve nove tratamentos, três repetições cada e seis blocos, com aplicações do triazol e indutores de resistência a cada quatro meses e avaliações quantitativas a cada dois meses. O presente projeto de pesquisa visa analisar a eficiência e eficácia do controle químico com vários tratamentos, com intuito de melhorar a produtividade otimizando a quantidade de produto químico, tornando seu uso viável e com bom custo benefício ao produtor. Ademais, estabelecer métodos de controle para combater o agente causador da lixa do coqueiro nas cultivares. Ao final do experimento foram constatadas diferenças significativas entre os tratamentos no que se refere ao número total de folhas e da presença significativa da folha mais jovem com lixa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Agriculturae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.