Educando para a formação de hábitos alimentares saudáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6646.2020.001.0005

Palavras-chave:

Escola, Formação, Alimentação, olíticas Públicas

Resumo

No Brasil a oferta de alimentação escolar principalmente na década de 1950, tinha por objetivo atender principalmente as crianças das escolas públicas, que devido a fatores econômicos apresentam altas taxas de desnutrição, e com isso se caracterizava como assistencialista. No entanto no final da década de 1990, a alimentação escolar, passa a ser compreendida enquanto direito humano garantido pela Constituição Brasileira, e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Incorporado a este direito o conceito de segurança alimentar, ou seja, a busca pela garantia da alimentação humana de qualidade. Nesse contexto a escola tem papel essencial, na medida em que tem por função a formação integral do individuo, ofertando e educando para a formação de hábitos alimentares saudáveis, garantindo qualidade de vida, tendo em vista os documentos orientadores como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). Assim este trabalho tem por intuito discutir a importância da formação nutricional dos escolares para uma vida saudável.

Biografia do Autor

Simone Cesario Soares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Desenvolvimento Rural Sustentável, pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Filosofia - habilitação (bacharelado e licenciatura) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Licenciada em Arte, pelo Centro Universitário Claretiano. Pedagoga pelo Centro Universitário FACVEST. Especialista em Língua Espanhola, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, UNIPAN. Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade da Cidade de São Paulo. Especialista em Arte Educação, pela UNIVALE - Faculdades Integradas do Vale do Ívai. Especialização em- A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno da PUC/RS. Trabalha com as disciplinas de Filosofia e Arte Ensino Fundamental e Médio na rede Estadual de Educação do Paraná, com vínculo efetivo.

Marli Renate von Borstel Roesler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), pós-doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012). Professora associada (nível C) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Serviço Social - UNIOESTE/Toledo,Docente Permanente no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon, Pós-Graduação (Mestrado) em Serviço Social - Unioeste/Toledo e Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências Ambientais - Unioeste/Toledo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social no Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos do serviço social, políticas ambientais e formação em educação ambiental, saneamento básico, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e novos direitos. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Ambientais e Sustentabilidade - GEPPAS (UNIOESTE); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Urbanização, Cidade e Meio Ambiente, UFPR - Linha de Pesquisa: Natureza, sociedade e mudanças globais: riscos, vulnerabilidades. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável - Linha: Sustentabilidade Rural. Ex-Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Serviço Social da UNIOESTE, Área Temática: Meio Ambiente e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2013-2019). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado, Unioeste, Campus de Toledo - Gestão 2015-2017 e Gestão: 2019-2021.

Downloads

Publicado

2020-10-04

Edição

Seção

Políticas Públicas na Educação